Pemba




Dança Lingundumbwe
Actividades Turisticas en Cabo Delgado
Dança Lingundumbwe

Lingundumbwe é uma versão femenina do mapiko, sendo a bailarina principal a mulher. Ela tanto pode ser adulta como adolescente. Aliás, o habitual tem sido uma rapariga adolescente, capaz de executar os movimentos com maior vigorosidade.

Para bailar no terreiro da aldeia, ou em qualquer otro recinto, ela é completamente coberta de panos da cabeça aos pés. Estes panos cruzam o tronco, parttindo das espáduas até a cintura. A este nível é colocada uma capulana, localmente designada por inguvo ya magombe. Outras copulanas são dobradas várias vezes e enroladas nos breços e nas pernas da dançarina. Na execusão da dança, essas capulanas abanam, acompanhando os movimentos rápidos, para trás e para frente, da jovem dançarina.

Para além de máscaras de madeira, a bailarina de Lingundumbwe pode trazer na cabeça uma capulana, que a cobre apenas da testa à nuca. Para permitir uma boa respiração e visão, o rosto é tapado com uma capulana transparente. Na encenação, a bailarina segura nas mãos um ou dois lenços e um pequeno machado ou enxada. Na falta destes objectos, ela pode pegar na mão uma simples vara. Quando dança, o tronco da bailarina inclina-se ligeriramente para frente, dobrando sobre os rins, com os braços estendidos para os lados e para a frente, levemente curvados. Nessa posição, move-se em pequenos passos, abanando o tronco ao ritmo do batuque.

A dança tem lugar no lipanda, local onde decorrem as cerimónias de iniciação feminina. Todavia, a prática do lingundumbwe tornou-se de tal modo livre que toda a gente pode conhecer a mulher mascarada. Esta dança é a mis caraterística dos ritos femeninos, constituindo o principal divertimento das iniciadas, do primeiro ao último dia.

Os instrumentos do lingundumbwe compeendem um batuque principal (ntoji) e dois auxiliares, sendo um ligoma e o outro o likuti.

A orquestra instrumental da dança é assegurada por homens. A presença masculina, á semelhença do que acontece com a maior parte das danças femininas, não só visa garantir o manejo dos instrumentos, como também serve para asseguar a protecção dos instrumentos, como também serve para assegurar a protecção dos respectivos agrupamnetos, sobretudo em caso de deslocações.



Direcção Provincial do Turismo de Cabo Delgado
Jerónimo Romero - Rua do Comércio, Edifício 149 Rés do Chão, Pemba (Cabo Delgado). Telefax 272 21 912
dpturismo.cd@teledata.com.mz